A RESSURREIÇÃO DE JESUS CRISTO FOI UM FATO: TELOLÓGICO E HISTÓRICO PDF Imprimir E-mail
24-Abr-2011

A RESSURREIÇÃO DE JESUS CRISTO FOI UM FATO: TELOLÓGICO E HISTÓRICO

A ressurreição de N.S.J.C. apresenta dois aspectos. Um aspecto teológico e outro aspecto histórico.
1-Teológico – Do ponto de vista da Teologia, que é o estudo das coisas e mistérios de Deus, a ressurreição de Jesus Cristo é vista por nós com os olhos da fé, sem nenhum questionamento. Nós aceitamos e acreditamos que Jesus Cristo era o Filho de Deus, que se fez homem e veio ao mundo, e deixou que o matasse com a morte de cruz, porém, depois de três dias conforme já havia sido anunciado pelos profetas e pelo próprio Jesus Cristo, ele voltou a vida.   
            Veremos nesta reflexão alguns questionamentos a respeito da ressurreição de Jesus. Um deles é referente a rolagem da pedra da porta do túmulo. Já houve quem questionasse, dizendo que se Jesus era Deus,  e se Ele apareceu no meio dos apóstolos sendo que todas as portas estavam fechadas, porque foi preciso rolar a pedra da boca do túmulo?
Resposta: Para despertar a curiosidade das pessoas, as primeiras que tomaram conhecimento da Ressurreição de N.S.J.C. Com certeza, Jesus não precisava retirar a pedra para sair do túmulo. Porém, se assim o fizesse, se não afastasse a pedra, ninguém iria se tocar que Ele teria desaparecido. Com certeza, para rolar a pedra da boca do túmulo, Jesus deve ter feito apenas um gesto como o fez para acalmar a tempestade.    
É importante acrescentar aqui que o nosso crer também não deixa de ser histórico ou factual, pois nos apegamos às provas da divindade de Jesus, que foram os inúmeros milagres anotados pelas comunidades como foi o caso da comunidade de João, e posteriormente juntados e escritos por aqueles que testemunharam a sua vida, juntamente com milhares de cristãos os pobres e doentes que se beneficiaram pelas curas e até alimento como na multiplicação dos pães.
2-Histórico:   Sabemos que a Ciência histórica investiga e estuda o passado para que possamos compreender o presente e até projetar o futuro. Assim, do ponto de vista histórico, a Ressurreição de N.S.J.C. foi um fato histórico incontestável, que ocorreu em um determinado local, o túmulo, o qual está lá na Terra Santa e que é visitado por milhares de turistas o ano todo, e que também pode ser visitado por você. Ao visitar a Terra Santa, além do túmulo, o turista tem a oportunidade de travar contado ou conhecer outras provas visíveis e palpáveis da passagem de Jesus Cristo pela Palestina.
Os guardas do túmulo foram as primeiras testemunhas oculares desse grande fato Histórico, a ressurreição de Jesus Cristo. Os quais, lá pela madrugada, ao abrir os olhos depois de um breve cochilo, viram em sua frente, de pé, o Cristo ressuscitado, que em seguida saiu andando. Imediatamente eles foram à cidade, para comunicar aos sumos sacerdotes aquele ocorrido. Os sumos sacerdotes, apesar de que já esperavam por esse fato, fingindo ser pegos de surpresa e sem saber exatamente o que fazer, pediram ao guardas que esperassem um pouco e enquanto isso reuniram-se com os anciãos e decidiram então dar uma grande soma em dinheiro aos soldados, para que eles negassem a ressurreição. Propuseram aos guardas, mediante a entrega do dinheiro, que eles dissessem uma mentira deslavada. Isso porque aqueles falsos sacerdotes eram riquíssimos. Eles monopolizavam todo o movimento de entrada e saída de dinheiro do Templo o qual funcionava como um banco, um Shopping, mais na verdade era uma toca de ladrões, como disse Jesus. O único banco da Palestina. Os sacerdotes possuíam muitas fazendas compradas com o lucro adquirido nas transações comerciais no Templo, como a venda de animais para o sacrifício, a venda do couro desses animais, farinha, vinho azeite (usados no sacrifício) o comércio exterior, e muitas outras falcatruas proibidas pela religião, mais eles podiam tudo.
          Os sumos-sacerdotes foram aqueles que condenaram Jesus à morte de cruz no julgamento do Sinédrio dominado por eles. Fizeram isso porque Jesus estava incomodando os seus lucrativos negócios. Porque Jesus havia desmascarado aqueles hipócritas. Uma vez sabendo que Jesus tinha voltado a viver, o mais certo era pagar os guardas do túmulo para espalhar uma mentira contradizendo a ressurreição de Jesus. "'Dizei que os discípulos dele foram durante a noite e roubaram o corpo, enquanto vós dormíeis."
...E assim, o boato espalhou-se entre os judeus, até ao dia de hoje."
Os sacerdotes desesperados pela derrota ao constatar a ressurreição de Jesus, não tiveram outra coisa a fazer senão usar o seu maior recurso naquele momento, o dinheiro o qual ele tinham em grande quantidade, por ter a vida toda arrancado das mãos do povo e dos pobres, através do Templo em nome de Deus e da religiosidade.
Correu o infeliz boato entre os incrédulos que Jesus não ressuscitou mais sim que foi uma invenção dos apóstolos, ou dos primeiros cristãos.
Por outro lado,afirmam os questionadores da fé, que Jesus ressuscitado só teria aparecido aos íntimos, aos amigos, portando tais provas não são dignas de credibilidade.
Ora, isso não é verdade. Cristo ressuscitado não apareceu apenas para as mulheres da família  e para os seus amigos. Ele apareceu para 500 pessoas na Estrada de Damasco conforme o testemunho de Paulo. E como Paulo afirmou, muitas daquelas pessoas estavam vivas e prontas para testemunhar aquele fato histórico.
E ainda nos dias de hoje existem pessoas que duvidam da ressurreição de nosso Senhor Jesus Cristo. Pessoas que não conseguem entender como podia Jesus ser homem e Deus. E tais pessoas até vão à missa, ensinam os filhos a rezar, mais não acreditam na ressurreição. Uns dizem: Eu acho que os apóstolos inventaram essa para não ficarem numa situação de desvantagem.
Dessa forma tem gente que ainda pensa que a ressurreição de Jesus Cristo foi uma invenção dos apóstolos.
            Prezados irmãos e irmãs. Se para nós Cristo não voltou a viver, não ressuscitou, a nossa fé não tem sentido, é vã, como disse Paulo. Jesus provou que ressuscitou aparecendo a várias pessoas, não somente para amigos, ou aos discípulos. Antes de morrer Jesus afirmou mais de uma vez que iria ressuscitar. Se você ou alguns dos seus amigos(as) ainda têm dúvidas sobre a ressurreição, pesquise e estude o Santo Sudário. Que apesar de ser questionado por 2% dos fiéis, é a maior prova da ressurreição de nosso Senhor Jesus Cristo. É muito fácil pesquisar o Santo Sudário. Você pode começar pela Internet mesmo.
            A Páscoa é a festa máxima do cristão católico. É o momento de parar de questionar, e procurar se envolver no mistério da Fé. Nós precisamos ter uma fé científica, porém tem coisas que só podemos enxergar com os olhe da fé, como é o mistério da Santíssima Trindade. Não dá para entender com o nosso raciocínio humano, mas sim pelo olhar de fé. Para ter fé, comece pedindo a Deus para aumentar a sua fé, ou do seu amigo(a). Que tal começar rezando o Creio em Deus Pai todo poderoso...
Sal.